Novembro Azul

Câncer de Próstata, Porque os Homens Precisam Ter Cuidado

Novembro Azul! É importante estar consciente sobre o assunto e utilizar a prevenção como aliada para detectar a doença

Responsável por atingir os homens a partir dos 50 anos, o câncer de próstata é a 2ª doença mais comum entre eles, ficando atrás apenas do câncer de pele. Cerca de 61 mil casos são diagnosticados por ano, somente no Brasil.

E destes, 14 mil homens morrem em decorrência da doença, segundo a pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde. Os números são alarmantes e comprovam que nos dias atuais, ainda existe um descuido nas questões preventivas, que ajudam a detectar o problema e atuar num tratamento mais eficaz, reduzindo as chances de tornar-se algo mais grave.

Conhecidos pela má fama de fugirem de assuntos médicos é essencial reforçar para os homens que ainda possuem este receio com a urologia, de visitar um especialista para prevenir tais doenças. Neste mês, a campanha novembro azul coloca em pauta este assunto, visando conscientizar a sociedade e principalmente os homens, da importância do diagnóstico precoce e do conhecimento sobre o câncer de próstata. Confira abaixo, informações que o sex shop Aquelas Coisas preparou para te manter informado.

O que é o câncer de próstata

Glândula exclusivamente masculina, a próstata é responsável por produzir secreção que serve como proteção para os espermatozoides e compõe 30% do líquido ejaculado nas relações. Trata-se de um órgão pequeno, (aproximadamente 3 cm de diâmetro), e que tende a aumentar o tamanho durante os anos, com a chegada da meia idade. A doença é mais comum em homens que já passaram dos 50 anos, porém, ainda não se sabe ao certo quais são as principais causas para o desenvolvimento. Sintomas O câncer de próstata é um tumor maligno que se instaura na região e se desenvolve de acordo com o paciente.

Em alguns casos, cresce lentamente e não apresenta grandes ameaças para a saúde. Já em outros, o tumor pode se desenvolver rapidamente e se espalhar para outros órgãos, trazendo complicações para o paciente. Em sua fase inicial, os sintomas podem ser imperceptíveis ou até mesmo inexistentes.

Entretanto, em alguns casos é possível observar algumas alterações: A dificuldade para urinar, presença de sangue na urina, dor ao urinar ou até mesmo a necessidade de urinar com frequência podem indicar um problema urológico. Isso ocorre devido ao desenvolvimento do tumor afetar o canal da uretra, crescendo irregularmente e comprimindo-a, causando estes desconfortos. Além disso, a função sexual e a ejaculação, também são prejudicadas pelo câncer, que em casos mais raros, também pode ocasionar a disfunção erétil no portador.

Diagnóstico

O diagnóstico precoce é essencial para garantir a eficácia do tratamento e é realizado por dois exames que possibilitam detectar a presença da doença na próstata. Conhecido por causar temor em alguns homens, o exame de toque retal é a principal forma de identificar as alterações na próstata. O procedimento, apesar de superestimado, não causa dor e é realizado em menos de 15 segundos, por um médico especializado em urologia.

O PSA (Antígeno Prostático Específico) também é importante para ajudar a identificar a doença. O exame é realizado através da coleta de sangue e avalia os níveis de proteína específicos que indicam a presença do tumor.

Tratamento

Existem diversos fatores que influenciam na escolha do tratamento para cada paciente. O estágio da doença, idade e o estado de saúde são avaliados pelo médico responsável para determiná-lo.

O uso de hormônio masculino, como testosterona, para os casos em que a doença ainda encontra-se no estágio inicial, são utilizados para impedir que as células cancerígenas se espalhem.

A quimioterapia e a radioterapia também são métodos utilizados para tentar conter o câncer, atuando contra as células. Apesar de serem dois procedimentos invasivos e que causam efeitos colaterais, as chances de cura são consideráveis e cerca de metade dos pacientes submetidos a eles obtêm sucesso no tratamento. É possível ainda, para os casos mais específicos, a cirurgia de retirada do órgão ou parte dele. A Prostectomia Radical pode ser realizada em pacientes que possuem um bom quadro clínico.

Como prevenir

Como em qualquer outra doença, a prevenção do câncer é importante para que os problemas não te peguem de surpresa. Deve-se realizar consultas periódicas ao urologista e a partir dos 45 anos, redobrar os cuidados com a saúde, pois o câncer é considerado uma doença silenciosa. A conscientização sobre este problema que afeta milhares de homens no mundo todo, também é um fator importante.

Campanhas de orientação como o novembro azul, ajudam a trabalhar a consciência dos homens que ainda tem receio de procurar um médico urologista. Além disso, manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o cigarro, diminuem o risco não só do câncer, mas de muitas outras doenças.

Câncer de Próstata, Porque os Homens Precisam Ter Cuidado was last modified: novembro 7th, 2017 by AquelasCoisas
Category : Dicas
Tags :