asmr e prazer sexual

Há relação entre ASMR e prazer sexual?

O orgasmo do cérebro é a nova moda da internet. Mas, apesar do nome, será que ASMR e prazer sexual estão mesmo relacionados? A dúvida é muito razoável. Em primeiro lugar, porque pouco se sabe cientificamente sobre esse fenômeno. Além disso, a peculiaridade dos vídeos não pode ser ignorada. Alguns materiais parecem simplesmente exemplos de pornografia suave. Outros, por sua vez, são tão pouco sensuais quanto possível. Seja como for, é hora de deixar o preconceito de lado e aprender um pouco mais. Vamos desbravar o mundo de sussurros e ruídos do ASMR.

O que é ASMR?

Antes de mais nada, vamos entender o significado da sigla. ASMR significa Autonomous Sensory Meridian Response. Em português, Resposta Sensorial Meridiana Autônoma. Trata-se de uma reação de nosso cérebro a determinados estímulos sensoriais (auditivos e visuais em especial). Essa reação é descrita pelos que a experimentam como um formigamento intenso na pele e na espinha. A sensação começaria no coro cabeludo e depois se espalharia por toda a cabeça. A intensidade da experiência fez com que o ASMR ficasse conhecido como “orgasmo do cérebro”. O nome é uma das coisas que faz com que muitos relacionem ASMR e prazer sexual.

ACOMPANHE NOSSO BLOG E RECEBA CUPONS DE DESCONTO E PROMOÇÕES

Como funciona o ASMR?

Ao falarmos de ASMR é preciso cuidado. Isso porque cientificamente ainda sabe-se muito pouco sobre o fenômeno. A quantidade de pesquisas acerca do tema até hoje é muito baixa. Assim sendo, não podemos afirmar com certeza quais são os mecanismos que provocam essa reação do cérebro. Na verdade, nem mesmo a existência do ASMR pode ser categoricamente confirmada. Apesar da imensa quantidade testemunhas que confirmam passar pela experiência.

Quando o assunto é induzir o ASMR, nosso conhecimento é um pouco maior. Podemos não entender exatamente o porquê, mas já sabemos de muitas coisas que podem provocar essa sensação. Destaca-se aqui a grande quantidade de vídeos criados especialmente para isso. Em geral, esses vídeos trazem sussurros, ruídos repetitivos ou vagarosos, e/ou sons que nos remetem a algumas situações específicas. Situações essas, é claro, relacionadas a momentos de relaxamento. Por exemplo, alguns vídeos tentam recriar em nossa mente o ambiente de um spa. Outros tem como objetivo simular o sussurro de um namorado ou namorada em nossos ouvidos. Há variedades para todos os gostos.

ASMR e prazer sexual são parecidos?

É exatamente essa variedade, somada ao nome orgasmo do cérebro, que atribuiu conotação sexual ao ASMR. Há vídeos de belas mulheres sussurrando em microfones. Há canais em que o ASMR é realizado com conteúdo adulto, como pessoas nuas fazendo dirty talk, por exemplo. Esses exemplos fazem com os que não conhecem esse mundo associem ASMR a soft porn. Apesar disso, é importante esclarecer: ASMR não provoca orgasmos reais. A sensação prazerosa e relaxante proveniente dele em nada se assemelha à sexual. Aliás, há teorias muito aceitas que tratam o orgasmo e o ASMR como mutuamente exclusivas. Se você busca saciar um impulso sexual, esse não é o caminho.

Se não há relação entre ASMR e prazer sexual, para que ele serve?

A falta de relação entre ASMR e prazer sexual, no entanto, não torna o fenômeno menos relevante. Ele ainda pode sim ter muito valor. Além, é claro, da sensação em si, que, supostamente, é gostosa. Diversos estudos e relatos apontam esse fenômento como uma boa técnica para lidar com alguns problemas. Por exemplo, acredita-se que provocar ASMR com frequência é uma forma de reduzir a ansiedade. Problemas para dormir também podem ser minimizados pela prática, que supostamente nos induz ao sono. Isso nas condições apropriadas, é claro. Por fim, pode-se usar o ASMR também simplesmente para relaxar.

Agora sim, tudo esclarecido. Você pode adorar ou odiar esse fenômeno e os conteúdos que pretendem provocá-lo. Você pode acreditar ou não que ele existe e buscar estudos que tragam uma resposta mais confiável. O que você não pode mais é acreditar na relação entre ASMR e prazer sexual. E nem, é claro, tratar com preconceito os que se interessam por isso. Nosso cérebro é cheio de mistérios e coisas que ainda não entendemos. O ASMR é só mais uma delas e trazê-lo para sua vida é uma escolha de cada um.

 

 

 

 

 

Há relação entre ASMR e prazer sexual? was last modified: Janeiro 24th, 2020 by João
Category : Geral
Tags :