sexo durante a menstruação

Sexo durante a menstruação: mitos e verdades

Quem nunca ficou em dúvida sobre fazer sexo durante a menstruação que atire a primeira pedra. Você sabe que está naqueles dias, mas as coisas esquentam, será que tem problema? Sua parceira já disse que pode ser meio complicado, mas quão complicado? É a primeira vez que vocês estão saindo, melhor não começar assim? O que é tabu e o que é problema de verdade? Para que da próxima vez você saiba exatamente o que dizer e como agir, informe-se. E informe-se aqui mesmo, com mais um guia definitivo do Aquelas Coisas.

Dá vontade de fazer sexo durante a menstruação?

A primeira resposta parece óbvia. Se você ou sua parceira já cogitaram transar estando menstruadas, é claro que dá vontade! Certo? Não é bem por aí. Há quem diga que nesses dias a vontade desaparece. Por outro lado, alguns dizem até mesmo que a libido aumenta nesse período. A verdade é que tudo é possível. Esse período gera variações hormonais muito intensas que podem apontar em n direções. Tudo vai depender do organismo de cada um e, é claro, do estado mental. Muitas vezes são também psicológicos os fatores que interferem na libido. Um receio de sujar demais o lugar (ou a outra pessoa) pode fazer com que o desejo diminua. A redução das chances de engravidar (redução, não fim!) deixa algumas mulheres mais soltas. Enfim, não há uma resposta definitiva. Apenas preste atenção em você ou sua parceira e tudo vai ficar claro.

ACOMPANHE NOSSO BLOG E RECEBA CUPONS DE DESCONTO E PROMOÇÕES

Podem haver impactos no ciclo?

Sim. Sexo durante a menstruação pode sim mudar uma ou outra coisa no seu ciclo menstrual. Mas, não há porque se preocupar. Afinal, não é uma mudança gritante, perigosa ou que exija ações. O que pode acontecer é uma redução na quantidade de dias com sangramento. Nada drástico, apenas um ou, no máximo, dois dias. Esse efeito se dá quando as contrações musculares na região do útero são muito intensas. Mas, novamente, tudo depende muito de cada pessoa específica. Não vá pensando que transar para parar de sangrar mais cedo é uma estratégia infalível.

Algo mais pode mudar com o sexo?

Mais uma vez a resposta é sim. Várias das coisas que acontecem nesse período podem ser impactadas pela transa. O fluxo do sangramento, por exemplo, pode aumentar. Isso acontece devido à maior abertura do canal vaginal gerada pelo sexo. As cólicas são outro ponto que pode ser afetado, e para melhor. A intensa contração muscular pode novamente ser uma aliada, reduzindo a dores. Por fim, vale novamente tocar no aspecto psicológico. A menstruação é um período que pode ser emocionalmente complicado para algumas mulheres. Fazer sexo durante a menstruação pode ajudar em questões como autoestima e ansiedade. Isso, é claro, se a mulher estiver realmente confortável em fazê-lo.

Higiene não é um problema?

Outra resposta curta e clara: não. O sangue é apenas mais um fluido de nosso corpo. Você não se preocupa com esperma, lubrificação e saliva, certo? Porque se preocupar com esse? Nosso contato com sangue é bem menos comum, mas não há motivo reais para o receio. No fim das contas, menstruar não tem nada a ver com sujar. Mas é claro que você pode se prevenir da bagunça ficar grande demais. O fluxo ainda está muito intenso? Que tal transportar o sexo para o chuveiro, por exemplo? Só não se esqueça de pensar na lubrificação se escolher a água. Mas se a situação já estiver mais controlada, uma toalha na cama pode dar conta do recado.

Sexo durante a menstruação também engravida?

Cuidado com a pegadinha. Sexo durante a menstruação de fato não engravida. Isso porque as paredes (mucosas) do útero descamam, o que impossibilita a gravidez. Mas atenção às armadilhas. Em primeiro lugar, estar sangrando não necessariamente significa que você ainda está menstruada. O período de fluxo pode se estender mais do que esse descamamento. O segundo “perigo” está no espermatozoide. Ele pode sobreviver até 5 dias dentro da mulher e acabar fecundando um óvulo dias depois. Especialmente mulheres com ciclos mais curtos são bem suscetíveis a isso. Assim sendo, para fins práticos, é melhor entender que a resposta é sim.

Então é preciso usar camisinha?

Essa aqui não devia nem ser perguntada. Sim! Sempre é preciso usar camisinha. Lembre-se que o principal motivo de nos preservarmos não é a gravidez. Camisinha significa saúde. Quando fazemos sexo durante a menstruação, a presença de sangue potencializa alguns riscos. Por exemplo, a transmissão de DST’s é facilitada. Infecções também podem ser mais facilmente contraídas nesse momento. A camisinha segue sendo a forma mais eficaz de se proteger de todos esses riscos. Em resumo, não invente, camisinha segue sendo essencial.

Agora sim! Com todas as informações na mesa, fica muito mais fácil tomar decisões. Fazer sexo durante a menstruação é algo absolutamente natural. O que não significa que se privar disso nesses dias seja um erro. O mais importante, como sempre, é estar confortável com sua escolha. Não se force a nada e nem se preocupe com os tabus. Você certamente tomará a decisão certa.

Sexo durante a menstruação: mitos e verdades was last modified: dezembro 4th, 2019 by João
Category : Geral
Tags :