Terapia sexual

Terapia sexual: a psicologia do prazer

Você já ouviu falar de terapia sexual? Não, não estamos falando de alguma psicologia alternativa que usa o sexo como tratamento. Também não é uma sessão para aprender novas posições ou técnicas sexuais. Terapia sexual é apenas mais uma maneira que a psicologia encontrou de melhorar sua vida. Nesse caso, a vida sexual. E nós sabemos que todo mundo tem alguma coisa, grande ou pequena, a melhorar nesse assunto. Interessou-se? Então chegou a hora de entender melhor o assunto.

O que é terapia sexual?

Terapia sexual é um tipo de tratamento psicológico voltado para a vida a sexual. Funciona como ir a um psicólogo comum. O(a) terapeuta guiará você em uma conversa com a finalidade de entender e ajudar a solucionar seus problemas ligados ao assunto. Ou, pelo menos, de te ajudar a não deixar esses problemas influenciarem nessa área de sua vida.

Para tanto, é muito comum que na terapia sexual inúmeros assuntos bem distantes de sexo sejam abordados. Afinal, os problemas de sua vida sexual muitas vezes são fruto de outros assuntos. Mas é claro que falar da vida íntima também é essencial, então deixe a vergonha em casa. Fazer terapia sexual é uma ótima forma de ter uma relação mais saudável com o sexo. Além do que, solucionar essas questões certamente trará impactos positivos em sua vida como um todo.

Para que serve a terapia sexual?

A terapia sexual serve para melhorar sua vida sexual, simples assim. Isso significa que não é preciso que algo de errado esteja acontecendo para buscarmos essa ajuda. Uma vida sexual já saudável só pode melhorar ainda mais ao ser tratada com a devida seriedade. Ao mesmo tempo, sim, ela também pode ser usada pra solucionar problemas mais agudos. Por exemplo, disfunções sexuais, traumas, conflitos sexuais em um relacionamento, etc.

Falando em relacionamento, essa é outra coisa que pode se beneficiar muito da terapia sexual. Resolver questões ligadas à sua sexualidade certamente farão muito bem para qualquer relação. Ao mesmo tempo, muitas vezes são exatamente pontos da relação que precisam melhorar para que a vida sexual melhore também. A terapia te ajudará a descobrir essas correlações e, mais que isso, a trabalha-las. Inclusive, uma ótima ideia é fazer a terapia sexual em casal, especialmente para aqueles que já estão juntos há bastante tempo.

Qual profissional eu devo procurar?

Se sua busca é por uma boa terapia sexual, a(o) profissional que você busca é a sexóloga. Alguém que estudou e praticou a sexologia, área da psicologia voltada ao sexo. Esse tipo de especialista está cada vez mais fácil de se encontrar. Não devemos diminuir a importância de ter um conhecimento específico nesse assunto. Um psicólogo(a) comum pode até te ajudar com seus problemas, mas ele terá um olhar mais generalista. Se seu intuito é sanar um problema realmente específico de sua vida sexual, nada mais justo do que recorrer a alguém que sabe especificamente sobre isso.

Vale lembrar, por outro lado, que a terapia sexual não substitui a terapia comum. Todos temos diversas questões com as quais lidar na vida e o sexo exigir uma atenção específica não significa que ele será a resposta para tudo. A dica é conciliar os dois tipos de tratamento. Caso fique pesado demais para o bolso ou para a rotina, tente encontrar um equilíbrio. Você pode alternar as consultas ou reservar um período de tempo para focar no assunto sexual. Seja como for, o importante é cuidar de usa saúde mental como um todo.

Falando em saúde, não confunda também o sexólogo(a) com um médico. Diversas disfunções e transtornos sexuais possuem causas que não são psicológicas. Se seu problema é uma doença, um trauma físico, ou algo do tipo, procure o médico. Mas, fique tranquilo, qualquer bom terapeuta sexual te fará esse alerta caso você erre na procura.

Mais simples do que você imaginava, não é? Fazer terapia sexual não é difícil, constrangedor ou qualquer coisa do tipo. Na verdade, uma vez que você comece, difícil vai ser abrir mão. Os benefícios são inúmeros e não há desculpas para fugir. O que você está esperando para marcar sua primeira sessão? Sua vida sexual, seus relacionamentos, seu bem estar e, é claro, seus orgasmos agradecem.

Terapia sexual: a psicologia do prazer was last modified: Abril 21st, 2020 by João
Category : Geral
Tags :